fbpx Skip to main content
black businessman happy expression

Como Ter Reconhecimento em TI

Tempo de leitura: 2 minutos.

Existe uma habilidade que grande parte dos profissionais de TI não desenvolvem, que é crucial para seu reconhecimento na empresa, e consequentemente para seu crescimento, aumentos e promoções.

Você já deve saber qual é essa habilidade. Ela se chama Marketing Pessoal.

Mas antes que eu possa tratar sobre qualquer técnica ou abordagem de marketing pessoal em TI, eu preciso antes falar de mindset.

Talvez seja por seu viés mais técnico e introspectivo, talvez seja cultural da área, mas o fato é que o profissional de TI costuma acreditar que não precisa mostrar proativamente seu trabalho. Ele pensa “com certeza estão vendo o que eu estou fazendo e serei reconhecido por isso”. Se esse é o seu caso, repense essa abordagem porque geralmente passa-se um ano ou mais e nada acontece. Poucos viram, e poucos se lembram do que você fez de bom. É nesse momento que sua insatisfação cresce, você quer que as coisas aconteçam rápido (o que normalmente não é o caso), a insatisfação aumenta, começa então a buscar uma nova oportunidade no mercado, consegue, e o ciclo recomeça.

“Quem não é visto, não é lembrado.”

René Descartes

É claro que o pré-requisito é fazer um bom trabalho, ser um bom profissional. Mas junto disso tem sim que se colocar a vista.
Como você já deve ter experimentado na carreira, quando algo não vai bem com sua performance, rapidamente você é chamado para um feedback. Mas quando vai tudo bem ou muito bem, nem sempre algo acontece. Mesmo nas empresas onde há uma cultura de reconhecimento, nem sempre seu gestor está por perto para ver o excelente trabalho que está fazendo. Também não pode depender de um colega ou membro de equipe para divulgar seus resultados positivos para seu gestor. É você que tem que ter essa responsabilidade.

Algo que pode passar pela sua cabeça assim como passa para muitos profissionais de TI: “Me sinto mal em ficar mostrando o que eu fiz, parece algo forçado”. Muitas das formas de marketing pessoal são bem naturais, como veremos, mas se alguma delas não for natural para você, a dica para esse caso vem da psicóloga social Amy Cuddy:

“Fake it until you make it.”

Ou seja, finja que é natural para você até que se torne algo natural. Não fazemos na carreira tudo que gostamos, mas devemos fazer tudo o que nos trará crescimento e resultados, e sempre de forma ética.
Jim Rohn tem uma frase que pode ser útil nesse momento:

“Quando seu ‘porque‘ é forte, seu ‘como‘ fica fácil.”

Se ter reconhecimento é seu objetivo atualmente, que tenha razões fortes o suficiente para querer isso (exemplo: ser promovido e avançar na carreira, ganhar um aumento para dar condições melhores para a família, estar preparado para uma vaga no exterior etc), assim, a maneira pela qual vai conseguir (no caso desse texto, o marketing pessoal), fica bem mais fácil.

Espero que eu tenha contribuído para que você perceba a importância de se fazer marketing pessoal para sua carreira. Se buscar na memória, vai se lembrar daqueles colegas que se destacaram, que foram reconhecidos, que subiram na carreira mais rapidamente, e perceber que eles, de alguma forma, faziam um bom marketing pessoal.

No artigo da semana que vem vou tratar exclusivamente sobre as técnicas que você pode usar para fazer seu marketing pessoa em TI. Então fique ligado.

Um grande abraço e nos vemos na semana que vem!

 

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

***

Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I. e ajuda esses profissionais a alcançarem realização profissional.

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn