fbpx Skip to main content
Cheerful leader motivating his business team. Handsome young politician telling his plan and showing fist as symbol of power. Positive business people standing in background. Strong company concept

Como se recuperar de um baque na carreira

Tempo de leitura: 1 minuto.

Muitas vezes as pessoas levam um baque no momento da avaliação anual, ouvindo discursos que começam bonitos e cheios de elogios até surgir um ‘mas…’. A partir daí vem a verdadeira mensagem.
Este pode ser um momento de decepção, mas também um momento de consciência e empoderamento. Aproveite esse pico de energia, essa vontade de fazer algo a respeito e veja abaixo algumas alternativas de ação:

1) Ser curioso como uma criança

Se o resultado da avaliação foi uma surpresa para você, qual era a expectativa? Ao invés de julgar os outros, fazer comparações ou alegar injustiça, se imagine como uma criança curiosa em saber porque as coisas são como são, e comece a perguntar. Pergunte para os pares, para os membros de equipe, para o gerente, para quem te avaliou pela última vez. E as perguntas podem ser simples como: “O que você espera de mim hoje?”, “Como estou atendendo suas expectativas atualmente e como não estou atendendo suas expectativas atualmente?”
Resgate a criança que tem dentro de você e a use a seu favor!

2) O que eu preciso mudar?

Uma vez tendo conhecimento das expectativas sobre seu papel, é hora de verificar o que você quer mudar. Este não é o momento de pedir as contas. É hora de ser estratégico, de pensar num nível que você não estava acostumado. Se não sabe por onde começar, procure alguém que você admira para conversar. Faça um bom brainstorming e não limite suas opções: livros, cursos, outra função na empresa, outra empresa ou algo totalmente novo para fazer da vida.

3) Propósito e Desapego

Quando você sabe para onde quer ir, suas decisões ficam muito mais fáceis. Se pergunte qual é a melhor opção no momento que respeite seu propósito, seus valores, sua missão. Você vai perceber como conseguirá desapegar do que antes achava ser a única opção. Pessoas que te conhecem bem ou que sabem pelo que você está passando vão poder te apoiar nesse processo.

Não perca tempo querendo provar que consegue fazer as coisas sozinho(a). Menos orgulho e mais resultado. Mais importante que o ‘como’ é você chegar lá!

Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

 

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn