fbpx Skip to main content
Close-up of male hand drawing with water-colors

É assim que se vive do que se ama

Busque na sua memória um dia em que esteve tão envolvido em uma atividade que nem viu o tempo passar, quando deu uma pausa na atividade e não via a hora de voltar ou apesar do horário avançado, não queria parar.

Agora imagine essa sensação de motivação, de produtividade, de satisfação, todos os dias. Não seria ótimo? Quando você vive da sua paixão, é isso que acontece.

De acordo com Mihaly Csikszentmihalyi, autor de “Flow: The Psychology of Optimal Experience”, isso é possível quando se tem uma motivação intrínsica envolvida, ou seja, quando se faz porque se gosta.

Principalmente para quem já está avançado na carreira, pensar em “fazer o que se gosta” pode parecer utopia ou uma alternativa inviável.

Mas se você não está satisfeito com suas perspectivas atuais ou se não sabe o que quer do seu futuro profissional, esses são os passos principais a se seguir:

Buscando sua motivação intrínsica

Encontrar o que te motiva de dentro para fora é uma atividade muito simples e prazeiroza. O que você precisa é tão somente listar o que você gosta de fazer. Liste tudo, sem filtros e sem pensar em perspectivas a partir daquilo. Apenas liste o máximo de atividades que puder.

Depois, para cada atividade que listou, enumere todas as formas possíveis de ganhar dinheiro.

 

Fazendo a escolha

Para cada forma de ganhar dinheiro que você listou faça uma pesquisa para entender como se ganha dinheiro com aquilo, como é a evolução da carreira e quais são os pré-requisitos. Em seguida se pergunte: eu faria essa atividade todo dia com prazer? Eu leria sobre aquilo, criaria conteúdo, participaria de eventos sobre aquele assunto?

Vá filtrando sua lista até chegar em 3 opções. A partir daí você pode se apronfundar nas pesquisas, entrevistar profissionais que já exerçam essa atividade ou ainda, começar a praticar no seu tempo livre para ter a experiência de vivenciar aquela função.

 

O primeiro passo de um novo começo

Para alguns leva mais tempo, outros menos, mas o fato é que quase sempre haverá uma fase de transição nesse processo, e quanto mais planejado melhor. Lembre-se: cada minuto de planejamento economiza 10min em execução.

A melhor forma de abordar a transição é ver a nova atividade como um hobby: você vai praticando e estudando no tempo livre, vai ganhando conhecimento e experiência, vai criando contatos na área, vai investindo mais tempo e dinheiro até que todo seu esforço e foco estejam direcionados a essa nova carreira.

É claro que em uma nova atividade geralmente se começa num nível junior, por isso o planejamento financeiro é especialmente importante nesse momento. Pode ser preciso reduções no orçamento e alguns sacrifícios iniciais mas a satisfação diária e a perspectiva de futuro compensam em muito o esforço.

 

Resumindo

Poder acordar empolgado pelo dia que começa, fazer planos animados para a segunda-feira e nem ver a sexta-feira chegar são características de quem vive pelo que ama.

Portanto busque o que gosta de fazer, escolha a melhor opção para você e aja. Dê o primeiro passo de uma nova fase na sua vida.

Talvez você já tenha um hobby e nunca cogitou viver dele. Quem sabe não  é o momento?

 

Lembre-se da famosa frase de Henry Ford

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

 

Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a atingirem sucesso e realização profissional.

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn