fbpx Skip to main content
hermes-rivera-qbf59TU077Q-unsplash copy

Scrum Master Que Dá Soco (de Raiva) Na Parede. Como Fica Isso?

Tempo de leitura: 2 minuto

Talvez você já tenha visto colegas Scrum Masters fazendo coisas assim, ou até mesmo tenha sido você o protagonista dessas manifestações de descontrole: socos na parede, bater na mesa, ficar de pé e gritar numa discussão, sair de uma reunião bufando e assim por diante.

Se esse é o seu caso, esse texto tem o objetivo de te ajudar a endereçar essa questão.

Bem, na hora você não percebeu, mas esse tipo de manifestação obviamente deixou um marca nos presentes e mandou um sinal muito claro da sua parte: está faltando controle emocional!!

Não se engane: as pessoas podem não falar, mas todos viram, estão te julgando e te avaliando por isso.

Para um Scrum Master isso é ainda mais impactante porque se espera que ele, em especial, tenha as Screenshot 2019-10-14 15.16.00habilidades comportamentais mais desenvolvidas, afinal o seu papel é lidar com pessoas em tempo integral, com os diversos papéis em Tecnologia, modulando sua comunicação de acordo com o interlocutor, endereçando impedimentos das equipes, fazendo alinhamento com negócios, gestão, com outros Scrum Master, equipe local e assim vai.

As consequências desse descontrole infelizmente acaba gerando um receio de chegar perto de você, desconfiança, a procura de outra pessoa para pedir ajuda, não te falar o que precisa ser falado por medo da sua reação.

E isso por sua vez gera impactos de produtividade na equipe, possíveis perdas de prazos, perda do seu network interno, perda de credibilidade, impactos de comunicação em geral, uma avaliação negativa e possível demissão no médio prazo.

Existem dois fatores críticos para esse tipo de comportamento, e quando combinados, deixam a situação ainda pior:

1) Falta de Experiência No Papel

Independente se o contexto é mesmo Scrum, ou Kanban, XP e suas variações, quanto mais júnior for o Screenshot 2019-10-14 15.17.05profissional nesse papel, mais ele tende a estar apegado às regras, e ao que está escrito. Esse é o famoso profissional “by the book”: quer que as coisas sejam exatamente como está escrito nos livros e guias oficiais, e fica preso nisso.

Como esse Scrum Master iniciante está preso nas regras, não consegue abstrair as N situações que acontece no dia-a-dia, e não consegue se adaptar em prol do objetivo maior do business.

E o business é outro ponto impactado: o objetivo do Scrum Master iniciante costuma ser o framework em si, e não o business e não o valor de negócio.

shuhariConforme a ‘experiência ativa’ aumenta (podemos falar mais da experiência ativa vs passiva em outro conteúdo), você tende a desapegar dos padrão escritos e ser mais adaptável até o ponto de passar a criar as próprias regras e formas. Este é o famoso processo SHU-HA-RI das artes marciais, em que você segue regras (SHU), adapta as regras (HA), e passa criar as regras (RI). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Shuhari)

Ou seja, aqui está uma das fórmulas para um soco na parede: um Scrum Master iniciante (que quer seguir regras rigidamente), e que pela natureza do seu trabalho sempre estará num cenário que essas regras são desafiadas e quebradas constantemente.

Temos duas soluções aqui: a) Ter experiência nesse papel e entender como as coisas realmente funcionam na prática e não na teoria idealizada pela maioria. Nesse caso, não adianta querer atalhos. Tem que viver a coisa mesmo; b) Agora, para saber uma outra alternativa, siga nesse texto para conhecer a sacada que pode te ajudar, mesmo sendo novo nesse papel!!

2) Falta de Inteligência Emocional

O fato é que a muitos indivíduos (inclusive muitos Scrum Masters), não aprenderam as habilidades emocionais básicas para lidarem com as adversidades do dia-a-dia, pressão, com os reveses, as discordâncias, o ponto de vista diferente… e interpretam isso como um ataque, entrando em modo de luta-ou-fuga que é acionado pela amígdala cortical, a porção mais primitiva do nosso cérebro.

Screenshot 2019-10-14 15.19.32

O que é mais comum de acontecer é que, com o passar da idade, a pessoa vai ficando mais calma. Mas ninguém quer esperar metade da vida passar, para isso acontecer.

Sendo você novo no papel de Scrum Master, ou com mais experiência, e já percebendo que precisa trabalhar as questões emocionais, você precisa dar o seguinte primeiro passo:

Identificar Suas Próprias Emoções (e ficar ninja nisso!!)

De preferência, você deve identificar suas emoções quando acontece a situação, mas enquanto estiver destreinado, você só vai conseguir perceber depois que todo sequestro emocional já aconteceu.

Então a coisa mais básica é um treino de 21 dias, identificando suas emoções durante o dia, e de preferência mantendo um registro disso para aumentar sua awareness. Essa abordagem faz parte das pesquisas de Daniel Goleman sobre inteligência emocional, e de referências como “An Emerging Understanding of the Reflective (Meta) Experience of Mood” de John D. Mayer e Alexander Stevens; “Papel das emoções no processo de raciocínio” em Descartes’ Error, de Damasio, entre dezenas de outras pesquisas e estudos.

Como seria a aplicação prática disso?

Por exemplo, alguém fez um comentário numa daily que te deixou “p” da vida. Na hora que acontecer, preste atenção no seu corpo, onde aquela emoção se manifestou (aperto no peito, coração acelerando, mãos suando, mandíbula travada), e qual sentimento foi aquele (raiva, irritação, desprezo, tristeza etc). Assim que possível anote isso.

Se você perceber só muito depois que aconteceu o fato, tudo bem. Anote o quanto antes. O simples processo de registro (de preferência no papel) por si só já aumenta seu nível de percepção sobre si mesmo e suas emoções.

Quando estiver começando a ficar bom nisso, numa situação de tensão vai conseguir perceber os primeiros sinais da emoção chegando. Ao atingir esse nível, você vai conseguir ir para o próximo passo, para tomar uma atitude muito mais consciente e acertada quando estiver no calor do momento.

A Qualidade Da Sua Vida É Igual A Qualidade Das Suas Emoções

(Tony Robbins)

E se você quer saber quais são os próximos passos além desse primeiro, escreva nos comentários “EU QUERO”.

Assim vou saber que é um tema que está sendo verdadeiramente relevante para você.

O primeiro passo você já tem!
Agora é sua vez!!
Vai lá e faz!!!

 

***

Eric Fer é Especialista em Carreira para Profissionais de Tecnologia, Analista Comportamental, Palestrante, Trainer, Professor de MBA, Mentor, Colunista do Portal VAGAS.com, Organizador do Lean Coffee São Paulo, e ajuda líderes e profissionais de tecnologia a ter direcionamento na carreira e avançar para o próximo nível.

 

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn