Tempo de leitura: 2 minutos.
No primeiro artigo sobre reconhecimento profissional na área de TI, eu compartilhei a importância de mostrar seu trabalho, qual é o mindset por trás dessa abordagem, os benefícios que trazem o reconhecimento e como superar o bloqueio que um profissional da área de TI geralmente tem com seu marketing pessoal.
Nesse texto vou te apresentar estratégias que você pode começar a usar hoje mesmo para seguir sua jornada de reconhecimento e mais adiante colher seus frutos.
Preparação
Como você deve imaginar, um pré-requisito para se ter reconhecimento é fazer um excelente trabalho, estar se qualificando e assim por diante.
Antes de mergulharmos nas técnicas, um alerta: marketing pessoal não é uma habilidade para quem nasceu com o ‘dom’. É apenas uma habilidade. E por isso tenha a seguinte frase em mente hoje e sempre:
Toda habilidade se aprende com conhecimento, prática e repetição!!
Isso serve para marketing pessoal e qualquer outra habilidade que queira desenvolver.
Em tempo: sempre seja verdadeiro, honesto, sincero, transparente e ético!
Comunicando Seus Resultados
Para as pessoas saberem o que fez, você precisa comunicar seus feitos. Mas como? É sutil a transição entre ficar se gabando e compartilhar suas conquistas de forma positiva. Tome cuidado com esse equilíbrio tanto na intensidade quanto na frequência ao ler os itens a seguir.
Dito isso, vamos às estratégias práticas:
1) Manter um registro dos seus resultados e enviar para seu gerente num intervalo bimestral ou trimestral. Se fizer sentido no seu contexto, pode mandar também para o representando do RH (Business Partner) em TI. Depois de enviar, marque uma conversa com seu gestor para alinhamento dos resultados.
2) Numa roda de colegas (almoço, café, HH) introduza o assunto de um projeto que participou e mencione como ficou feliz (caso tenha realmente ficado feliz) de poder contribuir com o resultado final ao fazer xyz (falar como contribuiu).
3) Num report de projeto, mencione como contribuiu, seja na execução, numa indicação de algo que poderia dar errado, na criação de algum artefato específico etc.
4) Se tiver feito algo de destaque e bastante relevância para sua equipe, departamento ou empresa como um todo, não exite em marcar uma apresentação (talk) sobre esse tema. A ideia aqui é a seguinte: se você fez algo que pode contribuir de alguma forma para outras pessoas, compartilhar é sua obrigação! Se for feito com sinceridade e verdade, isso não é se gabar, é contribuir.
5) Se ainda não tiver resultados de destaque, estude sobre um tema relevante para o departamento e marque uma mini-palestra para sua equipe ou o escopo de pessoas que conseguir, para compartilhar esse novo conhecimento. Isso mostra dedicação, engajamento e faz você se desenvolver como profissional, já que adquiriu novo conhecimento e está compartilhando.
6) Participe de eventos da sua área, e traga todos os aprendizados e destaques num formato de palestra. Uma outra forma é fazer um resumo por email e compartilhar com o departamento. Fazer os dois é melhor ainda.
7) Fazer palestras em eventos da sua área gera visibilidade e créditos consideráveis dentro da empresa também, desde que você informe que isso aconteceu. Aqui a dica é a mesma das anteriores: faça a mesma apresentação internamente e/ou um resumo por email.
8) Criar conteúdo (blog posts ou vídeos) para sua área de atuação e compartilhar internamente na empresa. Além de gerar credibilidade dentro da empresa, gera também no mercado de trabalho.
Essas estratégias vão te dar mais visibilidade ao mesmo tempo que vai gerar credibilidade dentro da empresa e faz você se desenvolver como profissional. E sim, elas exigem esforço. Quanto mais você estiver numa função que ama, mais fácil, mais suave e menos esforço vai ter para se engajar nessas atividades. Agora se não gosta do que faz hoje, a tendência é você realmente não conseguir fazer nada disso. Se esse é o caso, talvez seja a hora de rever sua carreira.
Se me perguntar qual dessas atividades deve fazer, eu te digo “todas”! Por onde começar? Pela mais fácil para você. Assim cria momentum e vai progredindo com o tempo. Evolutivo e incremental!
Agora é a sua vez. Por onde você vai começar? Me conta nos comentários!
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.
***
Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I. e ajuda esses profissionais a terem mais direcionamento na carreira e saberem como avançar para o próximo nível.