Com certeza você tem imprevistos todos os dias, pessoas exigindo de você, reclamando com você, reclamando DE você… e todo tipo de situação, afinal a maioria das empresas estão num caos tentando se reinventar.
Bom… um conceito-chave para ficar menos irado com as pessoas e situações do seu dia-a-dia, e conseguir melhores resultados, é entender a diferença entre o gatilho e a causa da sua raiva, além de descobrir a real necessidade por trás desse sentimento.
Marshall Rosemberg conta uma história interessante que ilustra essa diferença.
Ele conta que uma vez estava conversando com um presidiário, e este tinha pedido à administração um curso de capacitação profissional, mas ninguém deu um retorno para ele.
Ele estava muito irado e Marshall perguntou: “O que te fizeram para ficar assim?”
O presidiário respondeu que a administração não retornou sobre seu pedido de fazer um curso.
Aí Marshall perguntou:
“E qual é a causa da sua raiva?”
Foi quando o presidiário ficou confuso: “Mas eu acabei de te falar que não me retornaram!”
Então Marshall explicou que aquilo era o gatilho, o estimulo, mas não a causa da raiva, porque a causa na verdade era a forma que o presidiário estava interpretando a situação.
Depois de mais algumas explicações o presidiário entendeu e respondeu:
“Acho que entendo o que quer dizer. Estou com raiva porque estou me dizendo que não é justo, que esse não é um jeito decente de tratar um ser humano. Eles agem como se fossem importantes e eu não fosse nada.”
Essa é a verdadeira causa da raiva dele.
O próximo passo é identificar qual a necessidade não atendida por aquela causa.
Depois de alguma conversa, o presidiário entendeu que a necessidade dele era ter condições de cuidar de si mesmo quando saísse da prisão e conseguir um emprego.
Dessa forma ele saiu do estado de raiva e de culpar o outro, para entender o que realmente necessitava.
Conclusão
Você acha que esse homem tem mais chance de conseguir o que quer depois desse processo? Ou antes, quando só sentia raiva e culpava a administração?
Se você conseguir no seu dia-a-dia exercitar esse processo quando sentir raiva novamente, não tenho dúvida que seus resultados serão muito mais satisfatórios comparados àqueles baseados na raiva apenas.
Agora é sua vez!! Vai lá e faz!!
—
Gostou? Faz sentido? Me deixa saber nos comentários!
#inteligenciaemocional #cnv #raiva #scrummaster #carreira #tecnologia #agilidade #agilecoach #agilemaster
***
Você também pode acompanhar meu dia-a-dia, livros que leio, aprendizados e práticas que compartilho do meu programa de carreira, minhas lives, mini-cursos, stories e outros conteúdos, me seguindo lá no Insta em https://www.instagram.com/ericfer/ (@ericfer)
—
Eric Fer é Especialista em Carreira para Profissionais de Tecnologia, Analista Comportamental, Palestrante, Keynote Speaker, Trainer, Professor de MBA, Mentor, Colunista do Portal VAGAS.com, Organizador do Lean Coffee São Paulo, e ajuda líderes e profissionais de tecnologia a ter direcionamento na carreira e avançar para o próximo nível.