Tempo de leitura: 1 minuto
Na quarta-feira passada eu tinha o dia inteiro já agendado, com clientes de coaching e outros compromissos, quando às 9am recebi um email escrito “URGENTE!”
Era minha esposa me avisando que deixou o celular no Uber e me pedindo ajuda para conseguí-lo de volta.
Nessa hora eu poderia ter reclamado com ela, questionado como ela faz uma coisa dessas, bufado… mas naquele momento eu só consegui pensar em uma coisa:
Como conseguir aquele celular de volta!!
A partir daí entrei totalmente em modo solução, ao mesmo tempo que gerenciava o desespero dela através dos poucos canais que tínhamos para nos comunicar (basicamente email e linkedin), cancelava todos os compromissos da manhã, e descobria como se contacta um motorista do Uber sem ter o celular que o chamou.
Teve um momento nisso tudo que pensei “como ela deixou isso acontecer?”, mas imediatamente veio outro pensamento “e como me perguntar isso vai me ajudar a conseguir o celular de volta?”.
Foco na solução!!
Resumindo bastante o que aconteceu, consegui falar com o motorista, e o celular estava no carro ainda. Combinamos a devolução e depois de algumas horas estava entregue.
Foi uma baita vitória. E para mim foi uma dupla vitória!
Uma por ter reavido o celular e outra pela forma que consegui lidar com tudo isso. Fiquei orgulhoso de mim. E ainda depois de resolvido, segui com a agenda do dia, e realizado por ter trazido esse alívio para minha esposa. Nada de ficar me remoendo pelo que perdi ou deixei de fazer de manhã. Passou, resolvido, segue em frente.
Em seguida comecei a pensar o que me fez agir dessa forma, já que antigamente eu estaria batendo na mesa, bravo, e culpando a alguém. E minha conclusão foi fazer um paralelo com academia: você começa empolgado e esperando resultados, mas nada acontece no começo. Mas se você insiste, tem foco, tem consistência… de repente você vê um resultado que não estava ali, como que surgisse do nada, mas nada mais é do que consequência da sua perseverança em seu objetivo.
Para mim foi a mesma coisa. Por muito anos um dos grandes focos da minha vida tem sido aprender a lidar com minhas próprias emoções. Tem sido muita prática, muita repetição e a clareza de onde quero chegar que tem me permitido ter os resultados que tenho hoje. Não foi mágica, não foi talento nato. Foi trabalho mesmo!
Tony Robbins já diz:
A Qualidade Da Sua Vida É Igual a Qualidade Das Suas Emoções
Mas como ninguém é perfeito, alguns dias depois já fiquei irritado com um problema com cartão de crédito, e aí foi a esposa que me ajudou a resolver. A busca por evolução continua!
Bem, algo que está muito claro para mim é a importância de aprender a lidar com as próprias emoções. Isso nos traz mais opções, liberdade, foco, mais resultados, um mundo de benefícios.
Para isso é preciso tomar uma decisão, e começar sua jornada de busca e autoconhecimento.
***
Eric Fer é Coach Executivo e de Carreira, Especialista em Liderança, Analista Comportamental, Palestrante, Trainer, Professor de MBA, Mentor de Hackathons, Colunista do Portal VAGAS.com, Organizador do Lean Coffee São Paulo, e ajuda líderes e profissionais de tecnologia a ter direcionamento na carreira e avançar para o próximo nível.