Tempo de leitura: 1 a 2 minutos.
Você ouve essa pergunta nas entrevistas da vida ou do seu gerente:
“Onde você quer estar daqui a 5 anos?”
É claro que a resposta é a padrão, principalmente em TI: quero ser arquiteto, quero ser gerente, quero ser CTO. Mas o que você responde para você mesmo? Qual a verdadeira resposta que ecoa na sua cabeça?
Quero abordar duas situações para você se manter alinhado consigo mesmo:
Quando você não sabe a resposta
Algumas pessoas simplesmente não querem saber: “está bom do jeito que está”. O desafio com essa abordagem é que na vida não existe platô. Ou você está crescendo, ou você está perecendo. E quando menos esperar pode ser tarde demais para recuperar o tempo perdido. Infelizmente neste caso costuma ser pela dor que a pessoa percebe que precisa ajustar a rota na carreira. E é por isso que escrevi esse artigo: para te poupar da dor e te fazer perceber que precisa sair da zona de conforto!
“A vida não acontece com você, a vida acontece para você”
Tony Robbins
Existem também aquelas pessoas que gostariam de saber a resposta, mas não sabem por onde começar. Neste caso se permita sonhar alto. Se você tivesse na sua frente o gênio da lâmpada e pudesse pedir qualquer coisa, o que você pediria?
Uma outra alternativa para descobrir essa resposta é buscar em autores como Mário Sergio Cortella (livro “Porque fazemos o que fazemos”) e Roman Krznaric (livro “Como encontrar o trabalho da sua vida”).
Outra opção ainda é ter uma pessoa te apoiando nessa busca, como um amigo que saiba fazer as perguntas certas ou também um coach.
Quando você sabe mas não age
Aqui temos duas situações. A primeira é você não ter um plano. Nesse caso sente-se e escreva o que quer detalhadamente, constando que posição vai ocupar, quanto vai ganhar, como vai se sentir, o que vai fazer, como vai ser um dia típico seu. Com esse plano em mãos você vai perceber a diferença extraordinária na sua motivação.
Se já tem um plano mas não o está executando, pergunte-se “porque isso é importante para mim”? Se não se convencer com sua própria resposta, talvez seu objetivo não seja o que realmente quer e precise buscar qual é seu real objetivo.
Conclusão
Descobrir as respostas é algo simples e é na simplicidade que estão muitas pérolas na nossa vida.
Aproveite a oportunidade e tire alguns minutos para refletir sobre seus objetivos. Isso vai te apoiar a atingir um nível maior de consciência sobre sua situação atual e quem sabe te colocar no rumo de uma carreira que vai dar gosto de buscar.
—
Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.
Nem sempre uma carreira precisa seguir um desenvolvimento linear. Acho muito rico quando o profissional migra de uma área para outra bem diferente. O que é importante nesses casos, é saber ligar as etapas, para que a experiência anterior seja um passo importante para a próxima que decidiu seguir, como uma espinha dorsal.
Muito obrigado pela sua contribuição!! Sendo migrar ou investir na carreira atual, para ambas as opções, responder à pergunta do artigo com certeza coloca o profissional num outro patamar.