Tempo de leitura: 1 a 2 minutos.
Você já deve ter ouvido inúmeras vezes pessoas falando sobre “zona de conforto” ao ponto talvez de passar a ignorar esse termo. É natural, principalmente quando algo nos incomoda e sabemos ter ali uma verdade que não queremos encarar. Esqueça a zona de conforto por um momento. Vamos falar de crescimento.
Pense na sua carreira e na área que quer crescer, ser melhor ou ser reconhecido. Para isso acontecer você vai precisar fazer alguma coisa diferente do que você faz hoje. Você sabe o que poderia ser: fazer uma apresentação para sua equipe, ou um treinamento, escrever um artigo, se voluntariar a trabalhar com uma nova tecnologia e assim por diante. Pode parecer paradoxal mas isso não quer dizer necessariamente mais trabalho. Quer dizer fazer algo que você não está acostumado(a), que não domina. E essa é a chave do crescimento. É claro que a atividade em questão tem que estar relacionada ao próximo passo que quer dar na carreira.
Duas formas de se enganar sobre isso é fazer coisas que estão aquém da sua capacidade e da sua função; e outra é fazer muita coisa do que você já conhece (fazer mais do mesmo, não contribui para sua evolução profissional).
Uma analogia com o crescimento da sua carreira seria como fazer musculação (eu sei, quase ninguém gosta de academia!). Se você já foi na academia alguma vez você sabe que para conseguir levantar um peso maior, você tem… que levantar um peso maior! Se você continuar puxando o mesmo peso de sempre, você não vai aumentar sua resistência e vai sim ficar estagnado(a) naquele nível. Só quando você se desafia e coloca mais peso, mesmo que seja um pouco, é que começa a subir para um novo patamar.
Você vai saber se está indo na direção do seu crescimento quando o que escolher fazer te der algum medo ou alguma dor só de pensar. Esse é o sinal que está no caminho certo! Como vencer esse medo? Agindo! Não espere deixar de ter medo porque isso não vai acontecer. Aja com medo mesmo, e imediatamente depois da ação curta o prazer de ter subido para um novo nível.
Agora vai lá, escolha qual será seu desafio e mãos à obra!
—
Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.