Tempo de leitura: 1 a 2 minutos.
Talvez você não tenha percebido, mas seu estado emocional tem um impacto muito grande nas suas relações de trabalho e nos seus resultados.
Nível da interação
Quando você está de mal humor, preocupado(a) ou ansioso(a), responde para as pessoas num tom de voz mais baixo, mais devagar, tem uma postura mais fechada, menos receptiva, inibindo a interação, a criatividade para novas soluções, e inibindo suas oportunidades de crescimento.
O contrário também é verdadeiro: num estado mental positivo é mais provável você estar aberto(a) às oportunidades e mais receptivo(a).
Interpretação da realidade
Uma característica sobre estados emocionais e interações entre pessoas é que a sua interpretação da realidade vai depender na maior parte de como você está no momento.
Exemplo: Você concluiu com sucesso um projeto e um colega chega na sua mesa para te dar os parabéns e reconhecê-lo pela sua entrega:
- Situação 1: Você fica feliz e agradece.
- Situação 2: Esse colega foi promovido para uma vaga que você queria muito. Apesar da conclusão do projeto, você está decepcionado. Quando seu colega chega, você agradece sem nenhum entusiasmo e ainda pensa que ele pode estar te dando um prêmio de consolação ou até te humilhando com aquilo.
Veja que o fato do elogio foi o mesmo. O que mudou foi seu estado emocional e consequentemente a forma como você interpretou a situação.
Não seria interessante se você pudesse ter maior controle sobre a forma como você interpreta os acontecimentos à sua volta?
O que você pode fazer
Amy Cuddy, psicóloga social, estudou o conceito de Power Poses, e como simular uma pose de poder pode afetar a forma como nossa mente funciona e como interpretamos a realidade.
A estratégia é simples: por 2 minutos faça uma pose de vitória com os braços levantados, ou uma pose como a do super-homem/mulher maravilha, com as mãos na cintura. A famosa pose do chefe reclinado na cadeira com as mãos na nuca também funciona.
Se sentir vergonha de fazer as poses no escritório, outra forma é se mexer vigorosamente: suba alguns lances de escada e você vai ter o mesmo resultado.
“Nossos corpos mudam nossa mente, nossa mente muda nosso comportamento e nosso comportamento muda nossos resultados”
Amy Cuddy
Experimente e perceba por si mesmo(a) a diferença.
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.
Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.