Tempo de leitura: 1 minuto
Uma pesquisa recente feita pelo Linkedin relevou quais são algumas das soft skills mais requisitadas no mercado.
Falar de soft skills está cada vez mais comum, e isso é ótimo, porque são essas as habilidades que o profissional poderá usar em qualquer situação da carreira ou da vida pessoal, e também irá permitir seu próprio desenvolvimento pessoal.
Outro ponto a favor é que essas habilidades não se desatualizam, pelo contrário, elas serão cada vez mais relevantes com o passar do tempo e com o foco cada vez maior no trabalho intelectual e humano. Ou seja, um grande investimento para sua carreira.
Essas são as 5 Habilidades de acordo com a pesquisa feito pelo Linkedin:
1. Criatividade
É uma habilidade importante porque vivemos num mundo cada vez mais complexo, e que exige soluções criativas, novos pontos de vista e uma perspectiva cada vez mais fora da caixa.
2. Persuasão
Essa é a capacidade que vai permitir que você consiga vender sua ideia para sua equipe, para seus pares, para seu gestor. Se você não for convincente, quem vai dar crédito ao que você tem para oferecer como profissional?
3. Colaboração
Definitivamente quem quer ir mais longe na carreira precisa aprender a trabalhar em equipe. E isso significa ceder, saber ouvir, e colaborar de uma forma geral. Seja colaborar na construção de um projeto juntos, seja com insights no projeto que nem é seu.
O senso de colaboração é essencial para a confiança dos outros em você e consequentemente crescimento na carreira.
4. Adaptabilidade
Nós nos apegamos facilmente às coisas e situações. E a verdade é que todas as coisas estão em constante mudança. Aprender a ser adaptável é essencial tanto para atender às necessidades da empresa quanto ter uma carreira com maior satisfação, evitando o sofrimento que a mudança pode causar pelo seu apego a uma situação específica.
5. Gerenciamento do Tempo
Chame de gerenciamento da vida, otimização do tempo ou como preferir.
Essa é uma habilidade essencial para se ter resultados na vida e na carreira.
Aprender a priorizar seu tempo e suas atividades com o que é mais importante, efetivamente executar aquilo que foi planejado, ser produtivo, não procrastinar, estar no controle das coisas e não deixar que seja levado pelos acontecimentos. Tudo isso é possível com uma boa gestão do tempo e é algo que ainda muitos profissionais não tem domínio.
Conclusão
O que você achou? Fez sentido para você? Você concorda com essa lista?
Me deixa saber nos comentários!!
***
Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I., e ajuda esses profissionais a ter direcionamento na carreira e avançar para o próximo nível.