fbpx Skip to main content
Man on top of mountain ,Freedom man on sunset background

Como Se Destacar Na Sua Área De Atuação Em T.I.

Tempo de leitura: 2 minutos.

Quem são aquelas pessoas reconhecidas na empresa em que atuam, requisitadas no mercado de trabalho, escrevem livros, são chamadas para falar em eventos e dar entrevistas? Seriam aqueles que sabem de tudo um pouco, ou aqueles que sabem muito de um assunto?
Se você começar a prestar atenção à sua volta, vai perceber em qual das duas opções está a maioria das pessoas que se destaca.

Como profissional de TI você já sabe que ter profundo conhecimento técnico não é suficiente para conquistar uma vaga e nem se manter nela. É preciso também das habilidades que chamamos de soft skills: trabalho em equipe, proatividade, focar na solução e não no problema, saber dar feedback, saber receber feedback, ter a mente aberta para aprender novas formas e abordagens, e tantas outras skills. Considerando que você é um profissional que supri todos os requisitos da sua área de atuação (além de estar em constante evolução), o que lhe diferencia dos seus pares? O que lhe diferencia dos profissionais do mercado que fazem o mesmo que você?
Você já sabe também que um MBA a mais não é o suficiente para se destacar. Um curso feito no exterior pode te deixar numa posição um pouco melhor, mas ainda sim não é o bastante.

É aí que entra a estratégia de se aprofundar em um tema dentro da sua área de atuação.
Perceba que isso é diferente da dicotomia “Generalistas vs Especialistas”. O ponto aqui não é defender que você se especialize na sua carreira a ponto de apenas saber fazer uma coisa muito específica e uma vez aquela necessidade não existindo, você não saiba mais o que fazer da vida. A abordagem aqui é: busque ser bom na carreira de TI que escolheu, e para dar o próximo passo, busca a diferenciação se especializando em um tema.

Para ilustrar o que quero dizer, alguns exemplos são:

  • Um Desenvolvedor que se especializou em Continuous Delivery
  • Um Product Owner que se especializou em dinâmicas de ideação e inovação
  • Um Gerente de Projetos que se especializou em métricas
  • Um QA que se especializou em TDD

Nesse ponto talvez você esteja pensando: “hum, interessante, mas como eu escolho qual o tema eu vou me especializar?”

A melhor forma de abordar essa pergunta é se fazendo os seguintes questionamentos sobre sua área de atuação:

  • Quais assuntos são uma paixão para mim ou eu gosto muito?
  • Por quais assuntos o mercado tem mais necessidade ou interesse?
  • Por quais assuntos o mercado me pagaria para dar um treinamento ou palestra?

Os temas que estiverem presentes nesses três questionamentos são aqueles com potencial para você se dedicar.

Aproveite a oportunidade de leitura desse artigo e comece HOJE a montar sua estratégia de diferenciação. “Deixar para amanhã” é o mesmo que “Nunca”, então tire um tempo HOJE, e comece sua trajetória de diferenciação!

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

***

Eric Fer é Coach de Carreira especializado em Profissionais de T.I. e ajuda esses profissionais a alcançarem realização profissional.

 

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn