fbpx Skip to main content
Five businessmen and businesswomen sitting in line at wall in waiting room. They are working on laptop, chatting, writing and using smartphone.

Como Se Candidatar A Uma Vaga Em TI Tendo Pouca Ou Até Mesmo Nenhuma Experiência (De Forma Ética)

Tempo de leitura: 1 minuto.

Calma!
Não estou dizendo para você cair de paraquedas numa vaga onde não tenha o perfil adequado.
A sugestão aqui é simples e muitas vezes negligenciada pelos profissionais. Siga na leitura e descubra qual é a estratégia.

Vejamos, se hoje você atua como desenvolvedor e já liderou a adoção de agilidade usando o framework Scrum, poderia considerar isso como uma experiência no papel de Scrum Master, mesmo que ninguém tenha lhe dado esse ‘título’ oficialmente? Se criou um projeto do zero, com certeza houve decisões arquiteturais envolvidas, portanto uma experiência como Arquiteto de Soluções? Os exemplos podem ser vários, mas a ideia é uma só: sua experiência informal também conta como experiência de trabalho.

Documente e tenha registros dos papéis formais e informais que desempenhou assim como dos resultados obtidos. Essa experiência pode abrir uma porta de entrada para outras oportunidades além das que você exerce ou já exerceu formalmente.

E ainda, se já se aprofundou no estudo de algum tema relacionado à vaga, indique que tem esse conhecimento. O estudo de um tema não é experiência, mas conta pontos num processo seletivo.

Vale ressaltar que transparência, honestidade e ética devem estar presentes sempre. Não há vergonha nenhuma em usar sua trajetória de vida a seu favor. O que não é bom é desperdiçar tempo e oportunidades porque não teve algo escrito na carteira de trabalho.

Bônus!

Muitas pessoas acabam não se aplicando para uma vaga por serem críticos demais consigo mesmos ou por entenderem que não tem todos os requisitos solicitados. Se você entende que supre a maior parte dos requisitos técnicos (por exemplo 70% deles), se aplique à vaga e mande seu curriculum. As empresas precisam mais de alguém que seja flexível, aprenda rápido, tenha autonomia, iniciativa e trabalho de equipe, do que um expert técnico com um mindset fixo.

Se você está de olho em novas oportunidades no mercado, pegue essas dicas, vai lá e faça as aplicações para as vagas hoje!

 

***

Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn