Tempo de leitura: 2 minutos.
Como desenvolvedor sênior, já deve ter passado pela sua cabeça a dúvida de qual será seu próximo passo na carreira. E qual foi a sua resposta?
Visão de Médio e Longo Prazo
Uma coisa é certa: você não pode deixar essa questão para depois. Se quer chegar em algum lugar em 5 ou 10 anos, você precisa começar a desenhar esse mapa hoje! A boa notícia é que não precisa saber exatamente HOJE o que quer, mas precisa sim começar agora a buscar suas respostas. A nossa educação como brasileiros deixa muito a desejar, somado ao fato que a educação familiar de maneira geral não costuma ensinar a pensar no longo prazo, ou sobre a importância de delay gratification, ou a lei universal que diz que é preciso plantar agora para colher [bem] mais tarde. Hoje mais do que nunca vivemos uma cultura do imediatismo, onde tudo é para agora, seja num delivery, seja num streaming, seja numa promoção instantânea. A verdade é que nem tudo é assim. Os relacionamentos profissionais, construção de confiança, aquisição de conhecimento, tempo de experiência e tantos outros contextos requerem tempo.
Opções de Próximo Passo
Para te ajudar a descobrir qual pode ser seu próximo passo, existem algumas opções que são as mais consideradas nessa fase da carreira, dependendo do seu contexto atual e suas preferências. Vou fazer uma análise geral e abrangente para te dar uma visão realista do mercado:
Arquiteto de Soluções
Essa é uma opção natural para quem tem certeza que quer seguir na área técnica. É similar a um líder técnico. Em algumas empresas esse papel é dedicado a um time ou conjunto de times, e às vezes não está ligado a nenhum time. O papel do arquiteto costuma ser a de definir a visão geral dos sistemas e dar apoio às equipes de desenvolvimento para que a parte técnica das soluções da empresa estejam indo na direção desejada. Dependendo da empresa o arquiteto pode ou não codar. E nem todas as empresas tem esse papel.
Product Owner
É o resposável pelas definições de um produto e/ou condução das diretrizes de negócios de um produto. Este papel também varia de empresa para empresa. Em alguns poucos casos um Product Owner (ou PO, como é conhecido) tem autonomia para definir a direção de negócios do produto que está designado, mas muitas vezes isso não é verdade e passa a ser apenas uma interface entre um time de desenvolvimento e um gerente ou diretor.
Scrum Master
É o responsável em instruir e conduzir uma equipe de desenvolvimento no Scrum, e também tem seu papel alterado dependendo da empresa. Em muitos casos o Scrum Master se torna o responsável pela entrega do time, ou se torna oficialmente um coordenador ou gerente das equipes nas quais atua. Este papel é visto como o próximo passo para quem quer mudar sua carreira para gestão de pessoas ou processos.
Especialista
Seria a continuação da carreira de um desenvolvedor, ainda codando, mas com mais responsabilidades. Nem todas as empresas tem esse papel.
No Exterior
Além desses papeis tem também o cenário atual de empresas na Europa e Austrália que buscam desenvolvedores brasileiros pela flexibilidade, facilidade no aprendizado e comunicação, além de claro estarem bem preparados técnicamente.
Conclusão e Dica Final
E aí, já fez sua escolha? Algumas dessas opções faz sentido para você?
Para que possa avançar mais um passo na sua decisão, a dica é a seguinte: escolha uma das opções acima que acredite ser a mais próxima das que deseja, e procure 3 pessoas que exerçam esse papel para conversar e entender como as coisas funcionam. Assim você já vai estar se colocando em movimento e começando a escrever com suas próprias mãos mais um capítulo da sua história.
***
Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.
Gostei demais desse artigo! Uma boa mudança no cenário atual de empregabilidade, é que a gente não precisa se formar em uma profissão e exercer até a aposentadoria. Empreender é uma opção também. Um profissional especialista continua necessário, mas um profissional multidisciplinar com habilidades avançadas de adaptabilidade é tão importante quanto. Evoluir sim, é um must. A direção, cada um escolhe o seu caminho.