Tempo de leitura: 2 minutos.
Reconhecimento no ambiente de trabalho é uma das reclamações mais comuns dos profissionais nas organizações, especialmente na área de TI, onde a urgência e a pressão são constantes, com foco na entrega e nas atividades, mas negligenciando as pessoas. Além de experiência nesse tema, é algo que ouço bastante dos meus clientes em coaching.
Mas de que forma você, que está nesse contexto, pode conseguir o reconhecimento que espera? Seja na forma de um ‘obrigado’, de um elogio, de algo mais palpável como um aumento ou promoção, o que quer que seja, se você não está tendo, é hora de ser proativo.
Responsabilidade
Antes de qualquer coisa, você tem que entender que a responsabilidade da sua carreira é tão somente sua. E tenho certeza que esse tipo de frase não é novidade para você, mas o que isso significa na prática? Significa que você tem que separar uma ou duas horas em um único dia, pegar papel e caneta, e começar a definir onde quer chegar na sua carreira, qual sua visão e criar seu plano de como chegar lá (estabelecendo quais os passos, quando vai atingí-los, que treinamentos vai fazer, que tipo de mentor ou coach vai contratar para sua evolução profissional e assim por diante). Depois disso, tem que começar a tomar ações que te levem nessa direção.
Quando tiver sua visão, seu plano e estiver agindo, você estará sendo responsável com consigo mesmo e com sua carreira.
Feedback
Foi preciso tocar no assunto ‘responsabilidade’ para então passarmos para uma forma de entender o porque da falta de reconhecimento generalizado no ambiente de trabalho. E a palavra chave aqui é feedback.
Por exemplo, se outras pessoas tem reconhecimento à sua volta e você não, a ausência do SEU reconhecimento já é um feedback: tem algo que você está deixando de fazer.
Abaixo vou descrever contextos e algumas perguntas-chave que você pode usar para entender como agir para ter o reconhecimento que está buscando:
Consigo Mesmo
Se pergunte:
“Se eu fosse dono da empresa que trabalho hoje, e sabendo como executo meu trabalho e como me comporto, eu me contrataria (ou me daria algum tipo de reconhecimento)?”
Respondendo essa pergunta com sinceridade brutal, você pode ter seus primeiros insights sobre o que precisa fazer ou mudar.
Com Os Outros
Procure seu gerente direto, e os pares que você confia e pergunte:
“O que você espera da minha função em termos de atividades, comportamentos e postura?”
Depois:
“Disso que você me falou, onde estou abaixo do esperado?”
Se tudo estiver conforme esperado:
“O que eu preciso fazer (ou parar de fazer) para superar essa expectativa?”
Um alerta: sempre que pedir feedback para alguém, nunca discuta, nem argumente ou se justifique por aquilo que a pessoa está falando para você. Simplesmente receba a informação e agradeça.
Um exemplo de feedback e como deve ser respondido
“Eu esperava que você, como senior, transmitisse seu conhecimento aos juniores da equipe, mas nunca o vejo fazendo isso”
Sua resposta deve ser
“Entendi. Muito obrigado pelo feedback e pela sinceridade.”
Será em outro momento que você vai compilar as informações e decidir o que fazer com aquilo.
Outras Formas
Os exemplos acima são uma forma direta de conseguir feedback. Algumas outras são:
- Anonimamente, fazendo um google form, por exemplo, e enviando para seus contatos, pares, clientes etc
- Adaptar NPS (Net Promoter Score) para feedback individual
- Aplicar o Feedback Canvas
Se quiser saber mais sobre essas opções acima, comente no artigo para eu saber e assim poder elaborar esses temas no futuro.
Conclusão
Se você não se sente reconhecido no trabalho, ao buscar feedbacks, vai conseguir ter uma visão de como as pessoas o veem, que muitas vezes é diferente de como nos vemos. Dessa forma você vai poder tomar decisões melhores sobre qual o próximo passo a tomar, seja mudando o que faz, como faz, o seu comportamento de alguma forma, ou até mesmo mudando para um lugar onde você seja verdadeiramente reconhecido.
***
Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.