fbpx Skip to main content
Group of graphic designers discussing over laptop at their desk in the office

Como encontrar satisfação no seu emprego atual

Tempo de leitura: 1 a 2 minutos.

Existe uma atividade que você pode desempenhar independente do papel que exerça ou da empresa em que esteja, que vai lhe trazer satisfação quase que imediata, e ainda pode fazer isso com pouco esforço.

Será que vale a pena terminar o dia com o sentimento de satisfação e reconhecimento? Eu acredito que vale muito!!

Essa atividade misteriosa e mágica, que pode fazer tudo isso se chama contribuição!!

Contribuição Como Fonte de Satisfação

A grande mágica da contribuição como fonte de satisfação é que na maioria das vezes você tem retorno imediato (e esse retorno pode se estender ao longo do tempo).

Quantas vezes você já não ajudou alguém no escritório com dificuldades em mexer em um sistema, ou entender um conceito, ajudou alguém com sua opinião ou com algo que você aprendeu e pôde passar adiante (seja uma boa prática ou uma técnica). Quantas vezes já não contribuiu com alguém apenas por ouví-la e ter empatia com ela. E de todas essas contribuições você não teve como retorno um gesto de agradecimento? E em seguida não se sentiu bem por isso?
Aí está a satisfação! E ela pode se estender no tempo ao passo em que descobre que sua boa ação gerou frutos e multiplicou para ainda outras pessoas.

Como Contribuir

1) Se Colocar A Disposição
Como os exemplos mais acima, estar disposto e disponível a contribuir e fazer o bem é o primeiro passo. Você tem habilidades e conhecimentos que lhe diferencia dos demais em alguma área. Se você se mostra aberto em ajudar, a tendência é que as pessoas venham até você por te reconhecerem como uma referência nesses temas. Claro que é preciso manter suas responsabilidades e entregas. A ideia é se abrir para a contribuição e não negligenciar seu trabalho.

2) Compartilhar Ativamente
Compartilhar o que você já sabe bem, ou gosta muito, é a melhor forma, porque é fácil falar de algo nesses termos. Se conseguir encontrar algo que cumpra esses dois quesitos ao mesmo tempo, ainda melhor!
Você pode fazer isso na hora da pausa para o café sim, mas você pode ir além e marcar um grupo de estudos, ou marcar uma reunião exclusivamente para isso. E o assunto não precisa ser diretamente relacionado ao trabalho ou a sua função.

Um ponto importante sobre compartilhar:

O óbvio para você pode não ser óbvio para o outro

Se você acredita que não tem o que compartilhar com as pessoas, repense. Com certeza você tem conhecimentos, práticas ou experiências em temas que muitas pessoas desconhecem.

Conclusão

Fique presente para o fato de que você tem muito mais à contribuir com seus colegas e com sua empresa do que imagina.
E o resultado é a satisfação que vem em forma de gestos de agradecimento e reconhecimento.

***

Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem realização profissional.

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

 

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn