fbpx Skip to main content
Graphic designers in a meeting at the office

A Importância Das Soft Skills

Tempo de leitura: 1 minuto e meio.

Considere um profissional excepcional em suas habilidades técnicas, como um desenvolvedor de software, por exemplo, capaz de construir sistemas complexos e com facilidade. Agora considere que esse mesmo profissional não consegue trabalhar em equipe, tem dificuldade em se comunicar ou é temperamental.
A primeira parte (a técnica) tem sido chamada pelo mercado de trabalho de hard skills, enquanto a segunda parte (comportamental) seria seu oposto, as soft skills. E nesse artigo o foco será exatamente nas habilidades comportamentais.
Para melhor ilustrar as soft skills, alguns exemplos seriam o trabalho em equipe, comunicação, capacidade de aprendizado, organização, atitude positiva, flexibilidade, inteligência emocional e tantas outras.

A Importância das Soft Skills

Em geral todos nós precisamos buscar aprendizado e crescimento constante. A área de TI é um exemplo muito bom nisso, já que tecnologia tem um nível de evolução realmente acelerado, e os profissionais precisam estar constantemente up-to-date com as últimas novidades de mercado.
Mas o quanto esses mesmos profissionais estão atualizados nas habilidades humanas, que são cada vez mais requisitadas para o ingresso no mercado de trabalho ou ainda para quem quer avançar para o próximo nível?
Uma pesquisa da CareerBuilder feita com 2.138 gestores, indicou que 77% deles acreditam que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto às técnicas, e 16% acreditam que as habilidades comportamentais são ainda mais importantes.

Uma das famosas frases de Peter Drucker, ícone da administração, ilustra a importância das soft skills:

“As pessoas são contratadas pela habilidade técnica, e são demitidas pelo comportamento”
Peter Drucker

Apesar de serem chamadas ‘soft skills‘, as habilidades comportamentais são na verdade bem ‘hard‘ de se dominar. Para cada uma que você queria desenvolver, será preciso foco, dedicação, aprendizado, prática e muita repetição. Busque desenvolver uma habilidade por vez, e só depois de ter um mínimo proficiência passe para a próxima. Claro que você terá muita oportunidade de praticar no seu dia-a-dia, principalmente nas suas horas de trabalho.

Conclusão

Algumas pessoas acreditam que habilidades humanas e comportamentais não precisam de estudo, que se aprende com a vida ou ainda que não é preciso aprender essas coisas, afinal “eu nasci assim e os outros que me aceitem”. O fato é que toda habilidade pode ser aprendida, aperfeiçoada e isso exige tempo, foco, dedicação e estudo.
Considere o seguinte: neste momento você pode estar a apenas uma soft skill de distância para atingir seu próximo nível na carreira. Então agora vai lá e faz!

 

Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I., e ajuda esses profissionais a terem mais direcionamento e saberem como alcançar o próximo nível.

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

 

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn