Tempo de leitura: 1 minuto.
Quantas oportunidades você já perdeu na carreira por falta de coragem? Faltou coragem para fazer uma apresentação para os colegas porque achou que não conseguiria falar bem o bastante; faltou coragem para chamar o gerente para fazer aquela pergunta que você tem ensaiado tanto; faltou coragem para dar um feedback para o colega por receio da reação dele; e tantas outras situações do dia-a-dia que você simplesmente deixa passar. E quando fazemos isso, em seguida acontece um mix de sentimentos: alívio por ter passado o momento de tensão da decisão ‘vai, não vai’ e culpa por não ter feito o que queríamos.
Agir como se sua sobrevivência dependesse disso
Pode parecer extremo, mas uma forma de se encher de coragem para agir, é encarar que sua sobrevivência depende de você entrar em ação naquela situação e naquele momento. Usando um dos exemplos do início do artigo, digamos que você precisa dar um feedback importante para um colega mas está sem coragem. Se pergunte “E se minha sobrevivência dependesse desse feedback?”. Junto dessa pergunta se imagine numa situação crítica em que o pior pode acontecer se você não fizer aquilo, por exemplo, você será demitido se não der esse feedback (e caso ser demitido não é algo grave para você, pense em algo que afetaria sua sobrevivência ou estabilidade, como por exemplo se falecesse a pessoa que você mais ama nesse mundo).
Se você se colocar nesse estado, algo incrível vai acontecer: a vergonha some (você fica cara-de-pau) e uma nova energia surge, te impulsionando adiante para o que você tem que fazer, independente das condições ideias à sua volta.
E depois de ter se colocado em ação, você se sente incrivelmente corajoso, confiante, realizado, no controle, sentindo que pode fazer qualquer coisa que quiser.
“Each time we face our fear, we gain strength, courage, and confidence in the doing.”
Theodore Roosevelt
Conclusão
Você tem dentro de si todo o potencial que precisa para agir e conseguir o que quer. Só depende de você para liberá-lo, e com essa técnica você já tem os meios para fazê-lo.
Agora vai lá e faz!
—
Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I. e ajuda esses profissionais a terem mais direcionamento na carreira e saberem como avançar para o próximo nível.
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.