Todos temos vários anseios, desejos e objetivos na nossa carreira: queremos ter reconhecimento pelo nosso trabalho, ganhar um aumento (ou vários), ganhar uma promoção ou ter um emprego na empresa dos sonhos. Tudo isso diz respeito à conseguir, conquistar, ter. Mas antes de ter, você precisa ser. E este é o pulo do gato.
O Ciclo da Realidade
Para entender o que quero dizer com ‘ser’ antes de ‘ter’, você precisa conhecer o Ciclo da Realidade.
Ilustração do Ciclo da Realidade
Este é um conceito que diz que você cria o seu mundo de acordo com sua própria percepção. Ou seja, a forma como que você vê o mundo à sua volta é a forma como você cria ele para si. Por exemplo, se na sua visão, só é promovido quem é da panelinha ou quem puxa o saco do chefe (e você não é um deles), você está criando um mundo para si em que as coisas funcionam dessa forma.
E nesse mundo que você criou, você passa a ‘ser’ alguém que vive essa realidade. No exemplo, seria alguém que não é promovido porque não faz parte da panelinha nem puxa o saco do chefe. E se você ‘é’ alguém desse mundo, então você ‘faz’ coisas relacionadas e passa a ‘ter’ o que você tem hoje, ou seja, não ser promovido.
E como você tem esse resultado (não ser promovido), você reforça a visão de que o mundo é assim, criando mais de um mundo sem promoção, e assim por diante. Poderíamos chamar esse de um Ciclo Vicioso da Realidade.
Como quebrar esse ciclo
Tudo começa com a percepção e estar consciente dessa realidade. Você ter o conhecimento desse ciclo e se identificar nele já é um grande primeiro passo.
O Hipnoterapeuta e PNL Trainer David Snyder afirma que “anything that is outside of your awareness is outside of your control!”, em tradução livre “qualquer coisa que esteja fora da sua percepção, está fora do seu controle”.
Uma vez começando a ter consciência do seu estado atual, você já começa a ter condições de fazer algo efetivo a respeito.
“Qualquer coisa que esteja fora da sua percepção, está fora do seu controle.”
David Snyder
Num próximo artigo vou escrever em maiores detalhes como ‘ser’ aquilo que queremos, mas por enquanto uma dica que vai fazer toda a diferença para você é: ande com pessoas que são como você gostaria de ser.
Quem tem o sucesso ou a posição que você quer? Identifique essas pessoas, e passe a estar junto delas. Conviva com elas, aprenda como elas pensam. Essas são pessoas que vão te inspirar e te empurrar para frente. E se afaste de quem é o que você não quer ser e que está te puxando para baixo.
E assim você começa a estabelecer um Ciclo Virtuoso da Realidade.
Conclusão
Queremos muitas coisas na vida e na carreira, mas para conquistarmos esses objetivos, antes precisamos ‘ser’ alguém que os mereça. Esse é o passo mais importante.
E quando você percebe onde está, e qual o próximo passo para ir em direção ao seu resultado desejado, uma nova realidade se apresenta e as coisas começam a acontecer para você.
Então aproveite o embalo desse artigo e comece hoje a se mover em direção à sua realização profissional!
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.
Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem a realização profissional.
Gosto muito das referências que você coloca nos posts! Ótima bibliografia.
Muito obrigado! Fico contente de poder contribuir!
Muito legal Eric. Essencial essa sua dica. Faz a gente parar para refletir e muito sobre nossos objetivos e conquistas. Obrigado.
Grato pelo seu feedback, Syllas!
Gostei Éric !
Parabéns.
Muito obrigado, Andrea!