Melhorar a gestão do tempo é o objetivo que a maioria dos meus clientes listam como suas prioridades e faz sentido, afinal todos queremos fazer muita coisa dentro de um número finito de horas no dia.
Para ajudar a resolver essa questão vou descrever uma estratégia que você pode usar hoje mesmo e que vai mudar a forma como usa seu tempo. Vou dividir essa estratégia em 4 partes:
1. Defina seu maior objetivo
Antes de sair usando N ferramentas de gestão do tempo para tentar fazer mais coisa em menos tempo, primeiro você precisa exercitar uma habilidade que ninguém gosta de aplicar em si mesmo: priorização!!
Seja na área dos negócios, seja na área pessoal, essa habilidade é uma das mais desafiadoras de se aplicar em nós mesmos, afinal, para nós tudo é prioridade e é igualmente importante, certo? Hummm, não, mas esse será um tópico para um próximo artigo.
A importância da priorização vem do fato de que a sua gestão do tempo vai depender totalmente do objetivo que você quer alcançar.
Por exemplo, se seu objetivo é ser um expert em marketing digital, então passar três horas por dia todos os dias nas redes sociais talvez faça sentido. Mas se seu maior objetivo for ser promovido na empresa, você pode estar perdendo um tempo precioso ‘scrollando’ timelines.
Dessa forma, o que você precisa fazer é responder a seguinte pergunta:
Qual é o maior objetivo que eu quero atingir na minha vida (pessoal ou profissional) atualmente?
2. Registre suas atividades
Agora o que você precisa fazer é pegar uma folha de papel (ou meio eletrônico) e registrar suas atividades de segunda a domingo, da hora que você acorda até a hora de dormir. Aqui o mais importante são os intervalos de tempo de cada atividade mais do que a hora exata de cada uma delas.
Exemplo:
- 8 às 9h – café e me arrumo para o trabalho
- 9 às 9:30h – facebook/instagram/snapchat
- 9:30 às 10:30h – à caminho do trabalho
- etc
Na maioria das vezes, seus dias da semana vão ser parecidos entre si, com algumas diferenças à noite, o que facilita bastante os registros.
Se cada semana é diferente para você, registre a última semana.
Se você não faz ideia de como é uma semana sua, passe a próxima semana registrando suas atividades.
Esse registro por si só já trará um alto ganho, porque você vai ter a oportunidade de visualizar sua própria rotina de uma forma que não tinha visto até hoje e tirar conclusões reveladoras.
3. Analise seu registro
Chegou a hora da verdade!!
Aqui você vai classificar suas atividades em 5 categorias:
- Alto Impacto
- Médio Impacto
- Baixo Impacto
- Delegável
- Eliminável
Alto, Médio e Baixo Impacto são categorias que indicam níveis diferentes de impacto positivo para o objetivo que você está buscando.
Essa classificação deve ser feita baseada exclusivamente no seu maior objetivo e depende totalmente da sua percepção de impacto.
Por exemplo: para o objetivo de ser mais produtivo no trabalho, passear com seu cachorro 5 horas por semana pode ser uma atividade Delegável, afinal você estaria ganhando tempo para estudar sobre como ser mais produtivo; mas também poderia ser uma atividade de Alto Impacto porque no seu passeio você também faz atividade física, o que aumenta sua energia e disposição para produzir mais.
Nessa análise você terá diversas novas descobertas ao perceber o que deveria estar fazendo e o que não deveria.
4. Mude o que for preciso
Agora é hora de tomar uma decisão sobre o que você vai mudar na sua agenda, na sua rotina, nas suas atividades, para ter o tempo que precisa para chegar onde quer.
Experimente agrupar as atividades em cada uma das categorias e somar as horas que cada categoria tem.
Sua semana é focada nas atividades de Alto Impacto? Senão, o que você pode fazer para que sejam? O que pode eliminar da sua vida que te dá uma satisfação momentânea mas não agrega em nada para seu objetivo?
Conclusão
Temos todo o tempo que precisamos ter, a questão é o que queremos, e se estamos fazendo algo a respeito toda semana – de preferência todo dia.
E o que você vai fazer hoje para dar mais um passo em direção ao seu maior objetivo?
Resumo
- Defina seu maior objetivo
- Registre suas atividades
- Analise seu registro
- Mude o que for preciso
E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar dessa estratégia.
Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a atingirem sucesso e realização profissional.