Você resolveu que quer começar algo novo ou mudar alguma coisa na sua vida. Por exemplo, decidiu que vai dormir mais cedo para ter mais energia e disposição durante o dia e para isso coloca um alarme para se lembrar de dormir no novo horário. Quando o alarme toca, você está no meio de um episódio da sua série favorita, então ignora o lembrete e acaba dormindo no horário de sempre.
Isso se repete por alguns dias, até que resolve desligar de vez o alarme.
Afinal, porque você não consegue mudar algo que é tão importante para você mesmo?
A resposta se divide em duas: clareza e compromisso.
Clareza
Você já sabe o que precisa (no exemplo, ter mais energia), já tem um plano (dormir mais cedo), então o que te impede de fazer o que decidiu?
Nós seres humanos somos movidos basicamente pela dor ou pelo prazer. No exemplo acima, a dor do cansaço gerou um plano de mudança, mas o prazer de assistir uma série o fez dormir mais tarde de novo.
O que nos falta em situações como essa é clareza das consequências das nossas decisões no médio e longo prazo.
Em casos assim se pergunte: “Se eu continuar com o comportamento atual (no exemplo, cansado e sem energia) por mais algumas semanas ou meses, o que pode acontecer (com minha saúde, minha produtividade etc)? E quais as consequências para mim se essas previsões se tornarem realidade?”. No exemplo as consequências poderiam ser desemprego, relacionamentos distantes e deteriorados.
Ou seja, dias cansados e sem energia podem gerar desemprego e relacionamentos deteriorados.
E você pode extrapolar esses exemplos para qualquer situação de mudança da sua vida.
Com esse novo nível de clareza em mente e com a percepção do impacto no futuro das suas decisões no presente, resta mais um passo para começar a mudança.
Compromisso
Se comprometer é chave para atingir o resultado que quer alcançar. Então, com o plano em mãos, se comprometa a cumprí-lo.
As estratégias para isso podem ser escrever em um lugar visível seu compromisso em cumprir as atividades (detalhando quais são elas) como se fosse uma declaração para você mesmo do que vai fazer; compartilhar esse compromisso com alguém (geralmente somos mais comprometidos com os outros do que com nós mesmos); ou levar essa segunda opção para um novo patamar e tornar esse compromisso público (lançar nas mídias sociais ou no grupo de família e amigos).
Parecem atitudes simples, mas são extremamente eficientes.
Resumindo
Agora você tem dois elementos extremamente fortes para te apoiar nos seus objetivos: clareza das consequências das suas decisões (ao se lembrar o que vai acontecer se não fizer e o que ganha se fizer), e o compromisso firmado para agir (ao pensar como você vai ficar ou como as pessoas vão te ver ao quebrar um compromisso).
Agora é partir para a ação!!
E então, o que você achou? Deixe seu comentário ou me envie uma mensagem com suas impressões e com os resultados que teve ao colocar essas ideias em prática. Vou adorar ter seu feedback!
Eric Fer, Coach de Carreira