fbpx Skip to main content
pessoas conversando

Como Desenvolver Suas Soft Skills

Tempo de leitura: 1 minuto e meio.

No último artigo escrevi o que são soft skills e a importância de desenvolvê-las. Se você ainda não teve a chance de ler, acesse A Importância das Soft Skills.

Um super resumo de soft skills: são habilidades comportamentais (não-técnicas) de um profissional, como a comunicação, empatia, trabalho em equipe etc.
E nesse artigo eu quero trazer para você, leitor querido, 3 formas para começar sua caminhada de desenvolvimento rumo à maestria das soft skills:

1) Livros

Esta é a forma autodidata, para quem tem disciplina. Se você não é um leitor na sua rotina, é uma ótima oportunidade para começar. Leia ao menos 20 minutos (numa sentada) por dia, todos os dias (inclusive fins de semana). Dessa forma você vai conseguir ler em média 1 livro por mês. A escolha do título vai depender da habilidade que quer desenvolver no momento. E não tenha dó do livro: destaque, rabisque e anote tudo o que você puder nele. Também vale anotar num bloco de anotações algumas referências para facilitar revisitar esse conteúdo mais tarde (eu faço os dois!!). Uma busca rápida na Amazon vai te dar ótimas referências de livros da soft skill que quer desenvolver.

2) Eventos Presenciais

Eventos presenciais são um boost de energia e motivação para você evoluir. Mesmo que já tenha conhecimento do conteúdo através de um livro, vale a pena fazer esse investimento em workshops e principalmente seminários, que costumam durar um dia inteiro ou vários dias inteiros, te colocando numa imersão de aprendizado que será um marco na sua carreira e na sua vida. Sim, geralmente eles são caros, mas entenda que é um investimento necessário para sua evolução de carreira, e de quebra você também cresce no seu desenvolvimento pessoal.

3) Apoio Individual

Ter alguém te apoiando em sua caminhada faz o trajeto ser bem mais curto, mais eficiente e eficaz, além do comprometimento que você gera ao envolver uma pessoa nos seus objetivos. Isso faz a roda da inércia começar a girar e rapidamente atingir alta velocidade. Alguns exemplos de apoio individual são mentores ou coaches, sejam eles profissionais do mercado, um colega ou supervisor que você respeita e que possa te acompanhar.
E se você não conseguiu pensar em ninguém com esse perfil, considere a seguinte frase de Jim Rohn:

“Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”
Jim Rohn

Este será assunto de um próximo artigo, mas já adianto: procure se envolver com pessoas que são melhores que você se quiser ser mais do que você é hoje.

Conclusão

Procurar evoluir suas habilidades apenas colecionando informações soltas na internet é um bom começo, mas não é o que vai fazer você crescer. Você precisa de uma estratégia, de um método, de alguém que já passou pelo que você está passando. Seja através de uma leitura estruturada (a.k.a. livro), um aprendizado dinâmico em grupo ou através de uma parceria com alguém comprometido com seu crescimento, faça uma escolha e a siga até começar a colher os resultados.
Agora vai lá e faz!!

 

Eric Fer é Coach de Carreira e ajuda pessoas a alcançarem a realização profissional.

E então, o que achou? Deixe seu comentário, curta e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar desse conteúdo.

Compartilhe nas redes sociais
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn